Pelagem

PELAGENS EXÓTICAS – História

ChiquitaQuando os antigos bordogas se popularizaram nos trabalhos de lida com gado na região sul do país já se observavam exemplares pretos e brasinos fumaça que nada mais eram que os azuis tigrado atuais e, mais raramente, alguns preto e tan e até tricolores de preto. Mas não havia interesse na fixação de quaisquer cores pelagens. O antigo bordoga, base genética da raça buldogue campeiro, tinha nas habilidades para o trabalho o foco de sua seleção. Com o reconhecimento do Buldogue Campeiro como raça pura brasileira, os critérios de seleção evoluíram. A conformação tornou-se importante na busca do fenótipo ideal, preconizado pelo Padrão Oficial da Raça. Alguns cães de raças semelhantes, como o Bulldog Inglês, o Buldogue Americano e o Olde English Bulldogg foram inseridos no Buldogue Campeiro, buscando incorporar virtudes presentes nesses exemplares e aumentar a variabilidade genética da raça. Alguns desses cães contribuíram também para o enriquecimento da diversidade de cores pelagens que temos atualmente na raça. O desenvolvimento das chamadas cores exóticas na pelagem dos Buldogues Campeiros é mais um trabalho de fixação de genética recessiva presente na raça do que de introdução de gens exógenos.

Chocolate Tricolor

No que diz respeito à marcação chocolate tricolor, fomos os responsáveis pela introdução e fixação dessa pelagem na raça. Há registros históricos da presença do GENE responsável por essa marcação, no entanto não havia um trabalho direcionado ou bem sucedido para sua fixação.

Trata-se de uma característica rara, recessiva e de muita beleza, que desde quando conhecida por nós das Vertentes, passou a ser objetivo de produção em nossa criação. Somente o Canil Campeiro das Vertentes produziu essa pelagem na raça até o momento.

Leona…..lorde

Lilás

Fomos os pioneiros na produção do raríssimo Lilás, ou Lilac em inglês. Essa pelagem se origina de cães com genética para o azul e o chocolate, que atuando de forma conjunta são capazes de produzir esse tipo de diluição e pigmentação dando o aspecto da cor na pelagem.

A busca e reconhecimento da beleza das pelagens raras é uma tendência mundial e se trata de um patrimônio do nosso buldogue que, com o respaldo do Padrão Oficial da raça, já é produzido nas mais belas pelagens existentes.

O trabalho não para, e buscamos evoluir a cada ano!

Apolo…..Apolo